Mais de cem pilotos inscritos, boxes lotados de Porsches e uma prova Flying Lap de tirar o fôlego, com vitórias sendo decididas por milésimos de segundo. Para quem gosta de emoção e agitação, o 80º Porsche Club Driving School, realizado nos dias 15 e 16 de setembro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), foi um evento de sonho.
Entre as atrações levadas pelo Porsche Club Brasil e pela Stuttgart Porsche estavam os novos Porsche Cayenne (carrocerias SUV e SUV Coupé) e Turbo GT. Clientes convidados tiveram oportunidade de fazer test drives com esses e outros modelos Porsche, além de darem voltas rápidas na carona do 911 GT2 RS Clubsport pilotado por Marcel Visconde. A presença de três exemplares do novo Porsche 911 GT3 RS foi outro foco de interesse e curiosidade, por ser a primeira vez que esses carros participavam de um evento de pista do Porsche Club Brasil.
As atividades de pista consistiram em duas sessões de treinos livres e uma sessão da prova Flying Lap. Nesta, cada concorrente pode dar três voltas em cada dia, valendo a melhor delas (independentemente do dia em que foi marcada) para compor o resultado final de cada classe da Flying Lap. Mais de 100 proprietários de Porsche se inscreveram e alguns entraram na pista somente nos treinos livres. Outros 75 disputaram pelo menos uma das sessões da Flying Lap. Familiares e amigos acompanharam a evolução da Flying Lap por meio de monitores de cronometragem instalados nos boxes e nos lounges, e presenciaram uma disputa equilibrada como nunca se viu em um evento do Porsche Club Brasil.
Os participantes foram divididos em oito categorias, de acordo com as características de seus automóveis, e cinco delas foram decididas por margens inferiores a um segundo. No caso específico da GT4 RS, reservada aos Porsche 718 Cayman GT4 RS, os sete primeiros colocados ficaram dentro do mesmo segundo, com a vitória sendo decidida por apenas 36 milésimos. Em outra categoria, a GT7 (para modelos 718 Boxster e Cayman de diversas versões), os três primeiros colocados ficaram em uma faixa pouco maior que meio segundo, com o vencedor sendo apenas 85 milésimos mais rápido que o segundo colocado. A programação foi encerrada com a Porsche Parade, para a qual foram convidados todos os Porsches presentes ao autódromo, e a premiação da Flying Lap.
Os resultados da prova Flying Lap mantiveram a equipe GT Crazy na liderança da Porsche Club Cup, o campeonato de equipes formadas pelos participantes, com 157 pontos marcados. Aparecem a seguir Le Mans (134), Panda Racing (114) e as outras cinco escuderias inscritas na temporada. Estiveram no Velocittá clientes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O calendário do Porsche Club Brasil prossegue em outubro no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
O 80º Porsche Club Driving School teve patrocínios de Stuttgart Porsche, Pirelli, Safra Financeira, EBK Seguros, Porto Seguro e Sura Seguros.
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, e mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre o Porsche Club Brasil
Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, determinados eventos contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.
Siga a Stuttgart Porsche