Pelo segundo ano consecutivo, a Stuttgart Motorsport forneceu carro e estrutura de pista para a equipe alemã Manthey fazer testes em Interlagos visando a disputa das 6 Horas de São Paulo, etapa do Campeonato Mundial de Endurance que acontecerá no dia 13 de julho. O Porsche 911 GT3 R da Stuttgart foi pilotado pela dinamarquesa Michelle Gatting, pela suíça Rahel Frey e pela francesa Célia Martin. Elas formam a tripulação do carro idêntico que disputa o Campeonato Mundial pela Manthey com a bandeira da Iron Dames.
Os testes aconteceram nos dias 19 e 20 de maio e visaram principalmente analisar o comportamento e a durabilidade dos pneus Goodyear utilizados por todos os carros na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance. A fabricante de pneus introduziu neste ano um novo composto de borracha para a temporada deste ano, a ser usado em três corridas e com estreia prevista justamente para as 6 Horas de São Paulo. Os pneus feitos com esse composto são mais duros e se diferenciam dos usados em outras etapas por terem a marca do pneu pintada nas laterais em vermelho (os médios têm o nome grafado em amarelo). Além disso, o traçado de Interlagos foi recapeado após a realização das 6 Horas de São Paulo de 2024.
O Porsche 911 GT3 R fornecido pela Stuttgart Motorsport venceu as duas primeiras corridas do Endurance Brasil e é exatamente igual aos carros utilizados pela Manthey em campeonatos como o Mundial de Endurance e o DTM, exceto pelas especificidades de BoP (Balanço de Desempenho, na sigla em inglês). Exclusivamente para o teste, a Stuttgart Motorsport configurou o 911 GT3 R de acordo com as especificações enviadas semanas antes pela Manthey, de maneira a deixar o carro da equipe brasileira idêntico aos que disputam o Mundial. “Para equiparar o nosso carro ao do Mundial, instalamos dois restritores de ar de 36 mm de diâmetro e acrescentamos 70 kg de peso ao carro. A única diferença de maior monta em relação ao carro do Mundial é o sensor de torque no semi-eixo, que é específico do Mundial e não usamos no Brasil. Fora isso, a mecânica e a aerodinâmica dos carros das duas equipes são 100% iguais”, explica Felipe Grizzi, chefe de equipe da Stuttgart Motorsport.
Para as pilotos da Iron Dames, os testes foram duplamente úteis: no ano passado, elas corriam com Lamborghini e, em Interlagos, largaram na pole position (Célia Martin entrou na equipe nesse ano, substituindo a belga Sarah Bovy). Neste ano, mudaram para o Porsche 911 GT3 R – vencedor da classe nas 6 Horas de São Paulo de 2024 com a própria Manthey. “Este teste é muito útil para nós. Nosso foco é fazer stints tão longos quanto possível e colher o máximo possível de informações sobre o comportamento destes novos pneus neste novo asfalto. Estou contente por estar aqui. Interlagos é uma pista histórica e ao mesmo tempo diferente para se pilotar, por ser muito curta”, afirmou Michelle Gatting durante um intervalo dos testes. Ela também elogiou a estrutura da Stuttgart Motorsport: “Eles são muito profissionais e ótimas pessoas. Deixaram tudo muito bem preparado e confortável para o nosso teste”.
Além das três pilotos, a Manthey deslocou para o teste em Interlagos os profissionais Christian Moch (chefe dos mecânicos), Robin Lipinski (engenheiro de corrida) e Andreas Kociok (engenheiro de desempenho). Pela Stuttgart, trabalharam Grizzi, Diogo Almeida, Douglas Vasques, Gustavo Moreira (todos mecânicos da matriz e da equipe de corridas), Marcelo Sotorilli, Alan Wagner, Rodrigo Paulino e Túlio Balzi (da Stuttgart Motorsport).
Siga a Stuttgart Porsche