Potência
Aceleração de 0 a 100 km/h.
Velocidade Máxima
Consumo combinado em l/100km
Emissões CO² em g/km
243 kW (330 CV) às 5.400 - 6.400 rpm
5,5 s (5,3 s com o Pacote Sport Chrono)
259 km/h
7,9 - 7,8
180 - 178
Diante de si, tem um automóvel desportivo que tem tudo o que precisa para seguir o seu caminho. No trabalho. No dia-a-dia. E sem cair na rotina. Projetos na gaveta? Lugares que sempre quis visitar? Objetivos desportivos por concretizar? Vamos a isso.
Imaginar, transformar, fazer. É este o princípio do Panamera Sport Turismo. Distingue- se pelo caráter desportivo vincado, pela elevada versatilidade no dia-a-dia e por um design que não estabelece novos critérios apenas na Porsche. Um segmento? Não se enquadra em nenhum. E muito menos em nichos. O seu desejo é ir diretamente à conquista da estrada.
É propulsionado por motores potentes de nova geração. É impulsionado pela coragem de ultrapassar as convenções. Um verdadeiro Porsche? Um Panamera fora do comum? O novo Panamera Sport Turismo está na linha da frente por mérito próprio.
Não foi construído para pessoas que ficam à espera de ordem para avançar. Mas sim para todas aquelas que têm a coragem de tomar a iniciativa. De preferência, já.
O novo Panamera Sport Turismo. Destemido.
Comecemos pelo ponto que mais atenções atrai sempre num Porsche: a traseira. Esta é larga e bem definida, todas as linhas acentuam a orientação horizontal do conceito do veículo. A nova linha do tejadilho, redesenhada e mais elevada, descai para a traseira, com vidros laterais traseiros de grandes dimensões em forma de vértice. Apesar disso, os ocupantes traseiros dispõem de espaço de sobra para entrar no veículo. Um automóvel desportivo: vincado, ágil, moderno.
Num automóvel desportivo, a atitude desportiva revela-se quando visto de trás. No entanto, a dianteira e as partes laterais dizem muito sobre a elegância e as linhas do conceito do veículo.
Desta perspetiva, as proporções dos novos modelos Panamera Sport Turismo são sobretudo uma coisa: Porsche. Os olhos são atraídos pelos contornos bem definidos, pelos músculos poderosos e pela silhueta apurada de um automóvel desportivo.
O design e a versatilidade no dia-a-dia são indissociáveis, como demonstram a grande porta da bagageira e os bordos de carga baixos, que lhe permitem integrar no Panamera Sport Turismo e na sua vida não só as pequenas coisas do quotidiano. Acima de tudo, graças a um volume de carga extraordinariamente elevado para um automóvel desportivo, de até 1.390 litros.
A distância entre eixos é larga e a projeção dianteira é relativamente curta, o que realça a aparência dinâmica. O perfil lateral bem esculpido revela a silhueta e a leveza caraterísticas de um Porsche.
Um traço distintivo do novo Panamera Turbo Sport Turismo: as saídas de ar laterais nos guarda-lamas dianteiros são na cor da carroçaria. Elas realçam à semelhança da secção dianteira exclusiva com as luzes dianteiras caraterísticas a atitude dominante do Panamera Turbo Sport Turismo.
O design interior mostra o caminho rumo ao futuro do automóvel desportivo e, ainda assim, permanece fiel aos princípios clássicos da Porsche: a consola central é inclinada para a frente, o conta-rotações analógico está posicionado no centro do painel de instrumentos, o tablier é plano e largo.
Vanguardista é também o conceito de utilização: Porsche Advanced Cockpit. A consola central com Direct Touch Control dispõe de uma superfície em imitação de vidro com teclas sensíveis ao toque, para um acesso direto às funções mais importantes. Ao centro: a alavanca seletora compacta. O tablier integra um ecrã tátil de alta resolução de 12?.
Em combinação com o climatizador automático de 4 zonas opcional e com os bancos traseiros Comfort individuais com ajuste elétrico, os ocupantes traseiros têm um ecrã tátil adicional ao seu dispor. De ambos os lados do conta-rotações, foram instalados ecrãs de alta resolução que indicam instrumentos virtuais, mapas e outras informações.
O que se destaca acima de tudo é o elevado nível de espaço e conforto. Tanto à frente como atrás. Coisa rara num automóvel desportivo? Mas típica na gama de modelos Panamera.
Na versão Sport Turismo, o conceito de 4+1 lugares de série permite, pela primeira vez transportar uma quinta pessoa no Panamera. O espaço adicional não foi concebido como um banco completo, mas oferece uma possibilidade de expansão adequada para trajetos curtos e médios. Visualmente, permanece a impressão de um automóvel desportivo de quatro lugares, como é caraterístico do Panamera. A título opcional, poderá optar pelos bancos traseiros Comfort individuais com ajuste elétrico e com a configuração clássica de quatro lugares.
Graças à linha de tejadilho mais elevada, os ocupantes traseiros do Sport Turismo usufruem, além disso, de espaço adicional para a cabeça.
Foi sempre assim que fizemos. Na verdade, é uma frase que não incentiva a mudança. Exceto na Porsche. Porque sempre construímos cada geração de motores com mais performance, dinâmica e eficiência do que a anterior.
O motor V6 turbo no Panamera 4 Sport Turismo, bem como os motores V6 biturbo no Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo e no Panamera 4S Sport Turismo e o motor V8 biturbo no Panamera Turbo Sport Turismo estão equipados com VarioCam Plus: um sistema de regulação das árvores de cames e do curso das válvulas. Os seus turbocompressores estão instalados entre as bancadas de cilindros. Dessa forma, o fluxo de gases de escape chega mais rapidamente ao compressor para uma capacidade de resposta mais rápida.
O motor V8 biturbo do Panamera Turbo Sport Turismo possui turbinas twin-scroll. Isso permite que os fluxos de gases de escape sejam conduzidos separadamente à roda da turbina para uma alternância de carga otimizada. O resultado: um binário elevado a baixos regimes de rotação.
No Panamera 4S Diesel Sport Turismo, o motor V8 biturbo a diesel com sistema de injeção direta e turbinas de geometria variável garante uma capacidade de resposta rápida e uma potência elevada em todas as gamas de rotação com uma eficiência excecional.
A propósito da eficiência excecional: esta é garantida em todos os motores também pelo sistema de recuperação de energia elétrica, pelo sistema de gestão térmica, pelas funções Auto Start-Stop e Velejar e pelas tampas de ar de refrigeração ativas. E o prazer de condução? Mais intenso do que nunca.
Um motor mais potente só faz sentido se soubermos o que fazer com ele. De preferência, com rapidez e eficiência. Por isso, os novos modelos Panamera Sport Turismo estão equipados com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) de 8 velocidades, que transforma a enorme potência dos motores numa aceleração digna de um automóvel desportivo.
As 6 primeiras velocidades destinam-se à condução desportiva, sendo a velocidade máxima atingida na 6.ª velocidade. A 7.ª e a 8.ª velocidades são de escalonamento longo e garantem rotações baixas, mesmo a velocidades elevadas para viagens longas eficientes e confortáveis. As passagens de caixa precisas ocorrem em milésimos de segundo, sem interrupção percetível da transmissão de potência, tal como se espera de um automóvel desportivo.
Todos os modelos Panamera Sport Turismo estão equipados com Porsche Traction Management (PTM) uma tração integral ativa com acoplamento de lamelas de comando eletrónico por campo caraterístico, que otimiza a distribuição da força em todas as situações de condução. Para uma excelente tração em retas longas, em curvas apertadas e em pisos com diferentes coeficientes de fricção.
O acoplamento de lamelas regula a força de tração entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro. As condições de rodagem são permanentemente monitorizadas. Desse modo, é possível reagir às diferentes situações de condução. Por exemplo, os sensores controlam a rotação das 4 rodas, a aceleração longitudinal e transversal do veículo e também o ângulo da direção. Se as rodas traseiras derraparem na aceleração, uma intervenção mais intensa do acoplamento de lamelas canaliza mais força de tração para o eixo dianteiro.
Não importa se viaja no banco do condutor ou como passageiro nos bancos da frente ou de trás: num Porsche, a condução deve transmitir a sensação de desporto, não de simples transporte. De conforto, não de aconchego.
O chassis dos novos modelos Panamera Sport Turismo estabelece a ponte perfeita entre caráter desportivo e conforto e otimiza-a graças a tecnologias de chassis aperfeiçoadas, disponíveis a título opcional. Por exemplo, a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de 3 câmaras e mais 60 % de volume de ar do que o modelo anterior, o novo Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e o eixo traseiro direcional. Igualmente novo é o controlador de chassis integrado Porsche 4D-Chassis Control, que analisa, a nível central, a situação de condução nas 3 dimensões espaciais por exemplo, movimentos de oscilação e inclinação da carroçaria e rotação do volante e utiliza esses dados para calcular as condições de rodagem ideais e sincronizar todos os sistemas de chassis em tempo real: a 4.ª dimensão. Para uma performance geral otimizada. E para o máximo equilíbrio entre caráter desportivo e conforto.
O eixo traseiro direcional está disponível a título opcional para todos os modelos Panamera Sport Turismo. Este aumenta tanto a performance como a versatilidade no dia-a-dia.
A velocidades reduzidas, o sistema vira as rodas traseiras no sentido contrário ao das rodas dianteiras, o que provoca uma redução virtual da distância entre eixos. O diâmetro de viragem torna-se menor, a agilidade aumenta e o estacionamento é nitidamente facilitado.
A velocidades elevadas, o sistema vira as rodas traseiras no mesmo sentido que as rodas dianteiras. Este aumento virtual da distância entre eixos aumenta a estabilidade.
O eixo traseiro direcional torna claro que estabilidade e agilidade, performance e versatilidade não são opostos. O resultado: maior manobrabilidade e segurança de condução no dia-a-dia e um claro aumento da máxima performance de condução.
O PASM consiste num controlo eletrónico dos amortecedores. Este sistema permite ajustar de forma ativa e contínua a força de amortecimento em cada roda, de acordo com o estado do piso e o estilo de condução. Para assegurar movimentos mínimos da carroçaria e, consequentemente, mais conforto.
Pode optar por 3 modos de condução: Normal, SPORT e SPORT PLUS. Os sensores registam os movimentos da carroçaria, por exemplo, em caso de aceleração forte, travagem, condução rápida nas curvas ou em piso irregular. Com base nesses dados, o Porsche 4D-Chassis Control calcula as condições atuais de rodagem e regula a força de amortecimento em função do modo selecionado. Com um resultado notório: mais estabilidade de condução, mais conforto e mais performance.
O novo Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) é um sistema de regulação do chassis para estabilização ativa das oscilações da carroçaria, especialmente orientado para uma condução desportiva. Este regista as mais ligeiras oscilações laterais do veículo em curva e ajuda a reduzi-las. Além disso, reduz as trepidações do veículo em pisos irregulares.
Outra novidade são os estabilizadores eletromecânicos ativos. Têm uma capacidade de resposta muito mais rápida e uma afinação desportiva. O resultado: performance acrescida.
Em combinação com o PDCC Sport, o PTV Plus aumenta a dinâmica e a estabilidade. Em função do ângulo e da velocidade da direção, da posição do pedal do acelerador, do ângulo do volante e da velocidade, o sistema melhora o comportamento e a precisão da direção mediante travagens seletivas na roda traseira esquerda ou direita. A velocidades elevadas e ao acelerar à saída das curvas, o bloqueio transversal eletrónico do diferencial traseiro com distribuição do binário totalmente variável garante o reforço da estabilidade de condução e da tração.
O resultado geral: excelente estabilização dinâmica transversal do veículo e redução das oscilações da carroçaria. Excelente tração. Agilidade excecional a qualquer velocidade comportamento preciso ao entrar nas curvas e alternâncias de carga equilibradas. Para ainda mais prazer de condução nas curvas.
Nós crescemos com os nossos desafios. O mesmo se aplica às jantes do novo Panamera Sport Turismo. Com pneus largos e grande superfície de contacto para mais performance na aceleração e na travagem. A título opcional, são disponibilizadas jantes até 21? com diferentes designs. O equipamento de série inclui jantes de 19? para os modelos Panamera 4 e 4S Sport Turismo e jantes de 20? para o Panamera Turbo Sport Turismo. O material: naturalmente, liga leve. O design: desportivo e clássico. A título opcional, encontram- se disponíveis outras jantes de 19?, 20? e 21?
Com o modo SPORT, poderá optar entre um comportamento mais confortável ou mais desportivo. O sistema eletrónico de gestão do motor torna o conjunto propulsor mais agressivo. A dinâmica do motor torna-se mais direta. No modo SPORT, a transmissão PDK seleciona mais tarde uma velocidade superior e mais cedo uma velocidade inferior. O Porsche Active Suspension Management (PASM) e os sistemas opcionais Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e eixo traseiro direcional são colocados no modo SPORT. Para um amortecimento mais desportivo e um comportamento mais rigoroso ao entrar nas curvas. Logo, para um comportamento em curva ainda mais ágil.
Adrenalina com o premir de um botão: o Pacote Sport Chrono permite uma afinação ainda mais desportiva do chassis, do motor e da transmissão. Inclui um cronómetro digital e analógico, o indicador da aceleração longitudinal e transversal no painel de instrumentos e um indicador de performance para os tempos por volta no Porsche Communication Management (PCM).
O seletor de modos com botão SPORT Response no volante foi inspirado no 918 Spyder. Este permite-lhe optar entre 4 modos de condução: Normal, SPORT, SPORT PLUS e Individual, com o qual poderá adaptar ainda mais o veículo ao seu próprio estilo de condução.
No Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, o Pacote Sport Chrono está incluído no equipamento de série e, ao contrário dos modelos apenas com motor de combustão, foi especialmente afinado para a E-Performance. Com o seletor de modos específico do sistema híbrido, pode optar entre os modos E-Power, Hybrid Auto, SPORT e SPORT PLUS. Os modos E-Hold, E-Charge e Individual podem ser acionados através do Porsche Communication Management (PCM).
Há mais de 60 anos que trabalhamos para nos tornarmos mais rápidos. Mesmo na desaceleração. Por conseguinte, os novos modelos Panamera Sport Turismo dispõem de pinças de alumínio de tipo monobloco com 6 êmbolos à frente e com 4 êmbolos atrás. Os discos dos travões ventilados e ranhurados. Para um melhor desempenho dos travões mesmo em situações extremas e para uma dissipação do calor mais eficaz. As pinças dos travões de uma só peça são fechadas, o que garante uma maior resistência à deformação e um peso mais baixo. O curso do pedal é curto, o ponto de pressão é preciso e a distância de travagem é extremamente curta.
Com provas dadas na competição automóvel: o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), disponível como opção. Nos novos modelos Panamera Sport Turismo, os discos dos travões de cerâmica perfurados do PCCB têm um diâmetro de 420 mm à frente e 410 mm atrás para uma eficiência de travagem acrescida. O PCCB dispõe de pinças de alumínio de tipo monobloco em Amarelo com 10 êmbolos no eixo dianteiro e de pinças de alumínio de tipo monobloco com 4 êmbolos no eixo traseiro. Estas garantem uma elevada e, sobretudo, constante pressão de travagem durante a desaceleração. As caraterísticas do sistema proporcionam uma distância de travagem curta, especialmente em situações de sobrecarga dos travões. Além disso, o sistema reforça a segurança de travagem a alta velocidade, graças à elevada resistência ao sobreaquecimento do PCCB. Outra vantagem do sistema de travões em cerâmica reside no peso extremamente baixo dos discos de travões: estes são cerca de 50 % mais leves do que os discos de fundição cinzenta com o mesmo tipo de construção. Resultado: uma melhor aderência à estrada, bem como um aumento do conforto de condução e rodagem, especialmente em pisos irregulares. Para uma maior agilidade e uma melhor manobrabilidade.
De série no Panamera Turbo Sport Turismo, opcionais para os restantes modelos: os faróis em LED com Porsche Dynamic Light System (PDLS) com regulação dinâmica do feixe luminoso, luz de curva dinâmica e regulação dos faróis em função da velocidade. Para uma melhor iluminação de curto alcance, lateral e de longo alcance e para mais segurança.
Os faróis em LED com tecnologia Matrix permitem ver ainda mais longe. Os faróis Matrix desativam seletivamente determinados segmentos do feixe luminoso permanente dos máximos. 84 LED acionados individualmente adaptam os faróis à situação, desativando-os ou reduzindo a intensidade. Os condutores que circulam à sua frente ou na retaguarda não são encandeados, apesar de a área circundante permanecer totalmente iluminada. Para otimizar a visibilidade, não só é seletivamente reduzido o encandeamento dos veículos que circulam em sentido contrário, como também é iluminada a área escura do lado direito, de modo a guiar melhor o olhar do condutor. A diminuição parcial da iluminação de sinais de trânsito com reflexos muito fortes evita o encandeamento do condutor. Os faróis em LED Matrix com PDLS Plus: claros, homogéneos, seguros.
Para além das funções do sistema PDLS, o PDLS Plus abrange, pela primeira vez, uma luz de curva eletrónica e uma luz de cruzamento baseada nos dados da navegação. Quando se aproxima de um cruzamento ou entroncamento, a função de luz de cruzamento ativa as luzes de curva esquerda ou direita, tornando o feixe luminoso mais largo e mais curto. Para uma melhor iluminação da área circundante.
Ao conduzir durante a noite, o assistente de visão noturna fornece ao condutor informações que vão para além do alcance dos faróis. Uma câmara de infravermelhos
deteta peões ou animais de grande porte antes de serem iluminados pelo veículo. O condutor é informado através de uma imagem térmica no painel de instrumentos: o ser vivo detetado é identificado a amarelo. Caso se encontre à frente do veículo e a uma distância crítica, é identificado a vermelho e é emitido um aviso sonoro. Em combinação com o PDLS Plus, os faróis piscam três vezes, através de uma função de luz de sinalização, caso haja peões na berma ou na faixa de rodagem, de modo a chamar a atenção do condutor para a sua presença.
Numa época marcada pelas alterações climáticas a nível mundial, qualquer construtor de automóveis se interroga sobre a resposta a dar atualmente. A nossa é: elevada performance com elevada eficiência
Consumo e reciclagem
Os veículos da Porsche demonstram que até mesmo os automóveis desportivos potentes podem atingir valores de consumo e emissões moderados na respetiva categoria. Por um lado, isto é alcançado através da utilização eficiente do combustível, com tecnologias eficientes como a função Auto Start-Stop, o sistema de gestão térmica, o sistema de recuperação de energia elétrica, o controlo adaptativo dos cilindros e a função Velejar. Por outro lado, os catalisadores com regulação Stereo-Lambda asseguram uma depuração dos gases de escape eficiente.
A construção de peso reduzido inteligente já é habitual na Porsche. Manifesta se pela elevada percentagem de alumínio, magnésio, plástico e chapas de aço de alta resistência. Todos os materiais são criteriosamente selecionados, sendo também utilizadas essencialmente tintas ecológicas à base de água. Todos os materiais de construção de peso reduzido são facilmente recicláveis. Todos os componentes em plástico são assinalados para posterior reciclagem.
A tecnologia híbrida
A mobilidade elétrica está nas bocas do mundo. Afinal, procuram-se respostas para um dos maiores desafios do nosso tempo: como preservar os recursos? Como reduzir as necessidades energéticas e as emissões de CO2? Com a Porsche E-Performance temos as respostas. Não um dia qualquer, mas já hoje. Porque é necessário reduzir globalmente o consumo de combustível e as emissões de CO2. Enquanto construtores de automóveis desportivos, acreditamos que devemos mudar aquilo que pode efetivamente ser mudado: o dia-a-dia dos nossos condutores com um conceito global sofisticado. Não admira que, para nós, a Porsche E-Performance seja mais do que um mero conceito de propulsão.
O combustível
Todos os modelos da Porsche e, consequentemente, também os modelos Panamera já estão preparados para a utilização de combustível com um teor máximo de 10 % de etanol, por exemplo, E10. O uso de etanol traduz-se numa melhoria do equilíbrio de CO2, uma vez que o biocombustível é produzido à base de plantas que absorvem CO2 da atmosfera.
As superfícies de vidro escurecido do teto panorâmico disponível a título opcional criam no interior dos novos modelos Panamera Sport Turismo uma atmosfera especialmente clara e agradável. A abertura e a inclinação do duplo teto panorâmico são acionadas eletricamente a partir dos lugares da frente.
Desportivo para um longo fim de semana. Confortável para uma viagem a quatro. Pa-ra um passeio a cinco junto à praia. Ou então, que tal uma volta em circuito fechado? É assim o novo Panamera Sport Turismo. A sua ergonomia apurada está orientada para o condutor e para a performance sem descurar o bem-estar dos passageiros.
Alguns exemplos: a consola central com inclinação para a frente assegura uma distância curta entre o volante e a alavanca seletora.
A luz ambiente
A título opcional, está disponível a luz ambiente: uma iluminação indireta do habitáculo que aumenta o conforto. Há 7 cores à sua escolha e a intensidade da luz é ajustável.
Cinema de luxo na fila de trás: o novo Porsche Rear Seat Entertainment foi especialmente desenvolvido para o elevado nível de exigência de um Porsche e oferece um sistema de infoentretenimento totalmente integrado e ligado em rede para as suas viagens. Ambos os sistemas são amovíveis, podendo ser utilizados comodamente dentro e fora do veículo.
O Porsche Rear Seat Entertainment liga-se ao Porsche Communication Management (PCM) via WLAN e permite também aceder ao rádio, a conteúdos multimédia, à navegação e a funções específicas do seu Panamera Sport Turismo. Graças a 2 ecrãs táteis individuais de 10? nos encostos dos bancos dianteiros, à memória interna de 32 GB, ao leitor de cartões micro SD, à interface micro USB e às tecnologias Bluetooth® e NFC (Near Field Communication), tem várias possibilidades de entretenimento ao seu dispor. Através da ligação ao router WLAN do módulo Connect Plus, terá ainda acesso à Internet e, desse modo, a cerca de um milhão de aplicações e jogos, filmes e músicas, audiolivros, livros digitais e aplicações do Office, disponíveis na GOOGLE® Play Store.
Para uma experiência sonora ilimitada, tem ao seu dispor os altifalantes integrados, o sistema de som do veículo ou os auriculares Bluetooth® sem fios.
O analógico ao encontro do digital: o painel de instrumentos dos novos modelos Panamera Sport Turismo relembra a história da Porsche na competição automóvel simultaneamente, não podia ser mais moderno.
Localizado ao centro e na linha de visão direta do condutor, o conta-rotações analógico tem um visual clássico com agulha. De cada um dos lados do conta-rotações, encontra-se agora um ecrã de alta resolução. Conforme necessário, pode utilizar os ecrãs para visualizar diversas informações, tais como a navegação ou o assistente de visão noturna.
Também à esquerda do conta-rotações, encontrará o velocímetro, em cuja parte central são indicados, por exemplo, os dados do sistema de controlo da velocidade de cruzeiro. No ecrã exterior do lado esquerdo, pode optar por visualizar a indicação de limite de velocidade, a deteção de sinais de trânsito ou a temperatura exterior.
Do lado direito, as possibilidades são ainda mais diversificadas. O ecrã interior mostra as indicações do computador de bordo, do nível de combustível ou da autonomia restante. No ecrã exterior do lado direito verá a indicação da hora. Além disso, tem a possibilidade de visualizar os mapas do sistema de navegação.
Os bancos dianteiros
Os bancos dianteiros são confortáveis e proporcionam um apoio excelente em condução mais dinâmica nas curvas, sem limitar os movimentos. A altura dos bancos, a inclinação dos assentos e encostos e a posição longitudinal são reguladas eletricamente.
Os bancos Comfort
O Panamera Turbo Sport Turismo está equipado com bancos Comfort à frente (regulação elétrica, 14 posições) com Pacote Memory. Além disso, possuem ajuste em profundidade dos assentos e do apoio lombar em 4 posições para o condutor e o passageiro. Para além da posição dos bancos, a função de memória grava a posição da coluna de direção, dos retrovisores exteriores e outras configurações individuais.
Os bancos desportivos adaptativos
Os bancos desportivos adaptativos (regulação elétrica, 18 posições) com Pacote Memory, disponíveis a título opcional, proporcionam um apoio lateral acrescido graças aos flancos elevados do assento e do encosto. São ajustáveis eletricamente, garantindo o conforto em viagens longas e um apoio lateral preciso nas curvas.
Os bancos traseiros
Graças ao novo conceito de 4+1 lugares, o equipamento de série inclui espaço para até 3 ocupantes traseiros. Os bancos dos lados esquerdo e direito mantêm o visual de bancos individuais e oferecem espaço de sobra para as pernas e para a cabeça, bem como um excelente apoio lateral em condução dinâmica nas curvas, sem renunciar ao conforto. A título opcional, está disponível a clássica configuração de 4 lugares com bancos traseiros Comfort individuais com ajuste elétrico.
A bagageira dos modelos Panamera Sport Turismo oferece-lhe um volume de 520 litros (Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo: 425 litros). Em todos os modelos, os bancos traseiros são total ou parcialmente rebatíveis na proporção 40: 20: 40 com comando elétrico de abertura na bagageira e comando manual de abertura no habitáculo. Em posição de carga, é obtida uma capacidade de até 1.390 litros (1.295 litros no Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo). Num automóvel desportivo, bem entendido.
Em todos os modelos Panamera Sport Turismo, o bordo de carga com 630 mm é relativamente baixo, o que facilita sobretudo a colocação de objetos volumosos. A porta da bagageira automática de grandes dimensões com ajuste individual da altura de abertura é de série em todos os modelos. Pode fechá-la comodamente com o simples premir de um botão.
A título opcional, está disponível o sistema de gestão do espaço de carga, um sistema variável para o transporte seguro de objetos na bagageira. Inclui, entre outros, 2 calhas de fixação integradas no piso da bagageira, 4 olhais de fixação e uma rede de separação para a bagageira. Através da tomada de 230 V opcional na bagageira, pode, por exemplo, utilizar aparelhos até 150 W de potência que não disponham de uma tomada de 12 V.
Muita ou pouca bagagem? O aparelho de ginástica para si? A montanha de compras para todos? O novo Panamera Sport Turismo oferece sem dúvida diversas possibilidades de resposta a estas perguntas.
Bem-vindo à sua zona de climatização pessoal. O climatizador automático de 4 zonas possui regulação individual da temperatura para o condutor e o passageiro e regulação individual dos lugares traseiros.
Em combinação com os bancos traseiros Comfort individuais, o climatizador automático de 4 zonas dispõe de um ecrã tátil adicional na parte traseira para controlar várias funções de conforto e infoentretenimento.
Um filtro de carvão ativado retém partículas, pólen e odores e filtra as poeiras finas do ar exterior, impedindo que cheguem ao habitáculo.
A função de ionização opcional é nova. Esta melhora a qualidade do ar em circulação. Para isso, o ar do climatizador automático é conduzido através de um ionizador antes de chegar ao interior do veículo. A quantidade de germes e de outros poluentes é reduzida, o ar do habitáculo é notoriamente refrescado e o ambiente torna-se mais agradável.
O sistema de som BOSE® Surround dispõe de 14 canais amplificadores. A potência total: 710 watts. 14 altifalantes com um subwoofer passivo de 160 watts garantem uma acústica equilibrada e fiel ao original. A tecnologia de compensação de ruído AudioPilot® Noise Compensation Technology mede constantemente todos os ruídos no habitáculo e adapta automaticamente a reprodução musical, de forma a manter uma qualidade sonora constante e genuína.
Em todas as situações de condução. Em tempo real. Para que se deixe fascinar pelo som a 360º em todos os 4 lugares.
Sala de concertos para a estrada? Panamera Sport Turismo. O sistema de som 3D High-End Surround da Burmester® orquestra o som como numa das melhores salas de concertos do mundo. A audição dos ocupantes estende-se a toda a largura do palco, com uma nítida perceção da distribuição dos instrumentos no espaço.
Faça-se silêncio para 1.455 watts de potência total, 21 altifalantes independentes com subwoofer ativo com amplificador de 400 watts de classe D, sistema central de duas vias e mais de 2.500 cm² de área de membrana total. Para uma reprodução de agudos inconfundível pela precisão, clareza e ausência de distorções, são utilizados tweeters de fita.
Os chassis dos altifalantes foram ajustados com exatidão entre si e proporcionam um nível máximo de graves, resolução e impulsos precisos. O resultado é uma acústica natural e diversificada, mesmo com volumes elevados. Especialmente impressionante é a nova experiência sonora 3D, criada através dos altifalantes integrados nos pilares do tejadilho e de um algoritmo 3D específico.
Um sistema ao mais alto nível, até na aparência. Os rebordos dos altifalantes iluminam- se a branco ou em combinação com a luz ambiente opcional a 7 cores à escolha. Som e design sem compromissos.
O PCM como base do Porsche Connect - é a unidade de controlo central para áudio, navegação e comunicação. A nova geração com navegação online, preparação para telemóvel, interface de áudio e controlo de voz, dispõe de um ecrã táctil de 12 polegadas de alta resolução, que permite controlar facilmente a maioria das funções do veículo.
O Widgets no ecrã inicial personalizável dá-lhe acesso rápido e fácil às principais funções individualmente. Também contém um novo ecrã táctil adicional na parte traseira, em conjunto com o ar condicionado automático de 4 zonas opcional. Aqui, os passageiros podem, por exemplo, controlar confortavelmente a temperatura e as funções de informações e entretenimento.
Durante a viagem, pode desfrutar das diversas aplicações de informações e entretenimento e ouvir rádio ou as suas músicas favoritas em CD/DVD, cartão SD, disco rígido interno de 10 GB (Jukebox), entrada auxiliar ou porta USB, por exemplo, para o seu iPod®/iPhone®. As operações são realizadas confortavelmente, através do ecrã táctil de 12 polegadas, botão de pressão rotativo ou comando de voz.
Com o módulo Connect Plus, usufruirá da máxima conectividade no seu Porsche.
Dispõe de um módulo do telefone LTE com leitor de cartões SIM, que garante um excelente conforto de utilização e a qualidade de conversação ideal, bem como acesso à Internet sem fios. Poderá utilizar a Internet em terminais compatíveis com WLAN, como computadores portáteis, tablets ou smartphones se necessário, em simultâneo.
Um compartimento para smartphone na consola central transfere o sinal do seu telemóvel para a antena do veículo, de modo a poupar bateria e a otimizar a receção. Pode também ligar o seu smartphone para o carregar ou para reproduzir conteúdos multimédia.
Além disso, o módulo Connect Plus permite a utilização de diversos serviços Porsche Connect, para que aproveite ao máximo o seu dia a dia e deixe o multitasking a cargo do seu desportivo, ficando com mais tempo para conduzir o seu Porsche.
Com o Porsche Connect e o módulo Connect Plus, tem acesso a serviços úteis como, por exemplo, informações de trânsito em tempo real. Assim, saberá como chegar mais rapidamente ao seu destino antes de iniciar a viagem. Enquanto conduz, as informações de trânsito em tempo real são atualizadas em permanência, otimizando dinamicamente o seu percurso.
Para além de serviços inteligentes, o Porsche Connect oferece ainda 2 aplicações para smartphone: Porsche Car Connect, por exemplo, para consulta de dados do veículo ou controlo à distância de determinadas funções do veículo através do smartphone ou do Apple Watch® . Inclui também o Porsche Vehicle Tracking System (PVTS), com função de deteção antirroubo. Este sistema permite localizar um automóvel roubado em grande parte da Europa.
A segunda é a aplicação Porsche Connect, através da qual pode enviar destinos para o seu Porsche antes de iniciar a viagem. Assim que ligar o seu smartphone ao PCM, os seus destinos são indicados no veículo, permitindo-lhe iniciar diretamente a navegação. Também poderá aceder ao calendário do seu smartphone diretamente no PCM, bem como iniciar a navegação com base em endereços memorizados. Além disso, a função de streaming de música integrada na aplicação Porsche Connect dá-lhe acesso a milhões de títulos.
Em www.porsche.com/connect obterá mais informações sobre os serviços e aplicações disponíveis.
Este sistema controla, de forma totalmente autónoma, a velocidade do seu Panamera Sport Turismo em função da distância em relação ao veículo da frente. Para isso, sensores de radar na secção dianteira monitorizam a área à frente do seu veículo. Quando ajusta uma determinada velocidade e se aproxima de um automóvel que circula à sua frente a uma velocidade inferior, o sistema reduz a velocidade através da desaceleração ou de uma ligeira travagem, até que fique à distância previamente definida.
O seu Panamera Sport Turismo passa a manter essa distância em relação ao veículo da frente. Caso este continue a travar, o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro também reduz a velocidade, inclusivamente até à imobilização. Caso a sua faixa de rodagem volte a ficar livre, o seu Panamera acelera até retomar a velocidade inicialmente ajustada.
Quem tem um Porsche, quer conduzir. Quanto mais esportiva, confortável, eficiente e segura for a condução, melhor. O Porsche InnoDrive eleva a assistência ao condutor a níveis nunca vistos.
O sistema estende o controle da velocidade de cruzeiro a inovadoras funções adicionais.
Otimiza a velocidade por antecipação. Através de dados de navegação de alta resolução e informações dos sensores de radar e de vídeo, o Porsche InnoDrive detecta limites de velocidade e inclinações ou curvas no seu percurso antes de se aproximar deles, adaptando a estratégia de mudança de velocidades e a velocidade do seu Panamera Sport Turismo. Para uma condução inteligente e um ganho notório de eficiência.
O assistente de mudança de faixa monitoriza as áreas atrás do seu veículo e nos ângulos mortos através de sensores de radar. Se mudar de faixa, o sistema alerta-o, através de um sinal ótico nos retrovisores exteriores, para a presença de veículos que se aproximam rapidamente de trás ou que se encontram no ângulo morto. Esta função pode ser ativada no PCM. Para mais conforto e segurança, sobretudo em autoestrada.
Ao efetuar curvas a baixa velocidade, o novo assistente de mudança de direção controla a zona por trás do seu veículo. Quando atravessa um cruzamento, o assistente de mudança de direção alerta o condutor, através de um sinal ótico, para a presença de objetos que se aproximam do veículo no ângulo morto.
O assistente de faixa de rodagem dispõe de uma câmara que capta as marcas delimitadoras da faixa de rodagem. O sistema diminui o desgaste do condutor, intervindo no volante de modo a manter o veículo dentro da faixa de rodagem.
A deteção de sinais de trânsito integrada baseia-se nas imagens da câmara e nos dados de navegação para identificar limites de velocidade, proibições de ultrapassagem e outras proibições indiretas, por exemplo, sinais de identificação de localidades, e indica-os no painel de instrumentos. A vantagem é que, ao contrário das informações registadas na base de dados de navegação, o sistema permite também detetar limites de velocidades temporários.
Outra novidade na Porsche é o aviso de curva. Este complementa a função de deteção de sinais de trânsito: com base nos dados do sistema de navegação e na identificação de sinais de aviso de curva através da câmara, o sistema emite um aviso no ecrã do painel de instrumentos perante a aproximação de uma curva apertada, indicando o sentido da curva. Muito antes de você lá chegar.
O que ganha acima de tudo? Mais conforto. E mais descontração, por exemplo em viagens longas por estradas interurbanas.
O ParkAssist, disponível em todos os modelos Panamera Sport Turismo, alerta o condutor, através de um sinal acústico, para a existência de obstáculos à frente e atrás do veículo. O aviso é acústico e adicionalmente visual, através da visualização esquemática do automóvel no ecrã central.
A câmara de marcha-atrás opcional facilita um estacionamento de marcha-atrás mais preciso e ajuda em manobras ou no acoplamento de reboques. Para tal contribui a imagem da câmara, bem como as linhas de orientação dinâmicas no ecrã do PCM que ilustram o percurso com a posição atual do volante.
O Surround View, disponível como opção, complementa a câmara de marcha-atrás com 3 câmaras de alta resolução adicionais na parte dianteira e nas molduras inferiores dos retrovisores exteriores.
Com base nas informações fornecidas pelas quatro câmaras, o sistema gera uma perspetiva aérea virtual sobre o veículo e mostra-a no ecrã do PCM. Além disso, pode comutar entre diferentes perspetivas das câmaras, por exemplo, para uma melhor visualização em saídas estreitas.
A nossa ampla experiência remonta bem atrás no tempo. Porque desde o início que a Porsche se dedica à realização dos desejos dos seus clientes. Até 1986, chamávamos- lhe programa de desejos especiais hoje é designada como produção Porsche Exclusive. A filosofia permaneceu a mesma. É uma promessa.
Temos amor ao que fazemos. Temos amor ao nosso trabalho. Cada pesponto, cada centímetro quadrado de pele, cada pequeno detalhe merece toda a nossa dedicação. É assim que tornamos os sonhos realidade. E é assim que criamos exemplares únicos. Diretamente da fábrica.
Isso só é possível com originalidade, inspiração e entusiasmo e começa desde logo pelo aconselhamento. Porque o que conta é apenas uma coisa: os seus desejos. Concretizados com calma e cuidado através do fabrico manual de precisão e com materiais de elevada qualidade, como pele, madeiras nobres ou alumínio.
A mais-valia para si? Um produto feito com dedicação e conhecimentos artesanais. Ou, por outras palavras: a mistura certa de caráter desportivo, conforto, design e o seu gosto pessoal. Ou seja, um Porsche com a sua assinatura individual.
Colocamos ao seu dispor uma ampla gama de possibilidades de personalização. Tanto a nível estético como técnico. Para o exterior e o interior. Desde alterações pontuais a modificações mais abrangentes.
Com os produtos da gama Porsche Tequipment, especialmente desenvolvidos para o seu Panamera, poderá personalizar o seu automóvel de acordo com os seus desejos. As exigências impostas aos produtos da gama Porsche Tequipment são idênticas às dos veículos: todos são desenvolvidos, testados e inspecionados no centro de desenvolvimento em Weissach. Pelos mesmos engenheiros e designers da Porsche que também criam os veículos. Concebidos tendo em conta o conceito geral do veículo e adaptados na perfeição ao seu Porsche.
E a garantia? Permanece totalmente intacta. Independentemente dos produtos Tequipment solicitados ao seu Centro Oficial Porsche.
Tudo começa com o aconselhamento. O elemento principal são os seus desejos. Cuidamos pessoalmente de cada cliente, com aconselhamento personalizado e competente. Damos respostas a todas as suas questões sobre os respectivos modelos da Porsche e as suas opções de personalização.