Voltar

A Stuttgart Motorsport teve um dia de grandes comemorações nas 4 Horas de Santa Cruz do Sul, sexta etapa do Endurance Brasil 2022. O trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller levou o Porsche 911 GT3 R à vitória na classe GT3 e a dupla Jacques Quartiero/Danilo Dirani triunfou na GT4, com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport recebendo a bandeirada com 188 milésimos de segundo de vantagem sobre o segundo colocado. A festa foi completada com o terceiro lugar de Luiz Landi/Tom Filho na GT4. 

Com um ritmo forte e consistente, o Porsche 911 GT3 R teve atuação de destaque em Santa Cruz do Sul. Marcel Visconde pilotou na primeira hora – exatamente a mais complicada da prova – e entregou o carro para Ricardo Mauricio. O Porsche assumiu a liderança da GT3 com uma hora e meia transcorrida e nela permaneceu até o final. Marçal Müller fez o terceiro stint e Ricardo Mauricio voltou ao cockpit para completar a corrida e receber a bandeirada com 19s777 de vantagem sobre o Mercedes de Adalberto Baptista/Cacá Bueno, segundo colocado da GT3.

Na classe GT4, os Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart Motorsport se destacaram desde os treinos classificatórios, com Jacques Quartiero largando na pole position com o carro número 21. Nas primeiras voltas, a liderança foi ocupada pelo Mercedes-Benz AMG GT4 de Renan Guerra/Leandro Ferrari/Marco Pisani. O Cayman GT4 número 718 de Luiz Landi/Tom Filho começou a corrida em segundo lugar, mas envolveu-se em uma colisão com outro carro e perdeu duas voltas nos boxes para realinhar a roda traseira esquerda. Já com Dirani ao volante, o carro 21 assumiu a liderança da classe com 1h45min de corrida. As voltas finais foram especialmente emocionantes, com Quartiero, responsável pelo último stint, sendo "escoltado" por Tom e, na última volta, resistindo à perseguição do Mercedes. O carro de Landi/Tom, com duas voltas a menos, recebeu a bandeirada em terceiro lugar, bem próximo dos dois primeiros colocados.

O novo asfalto do autódromo de Santa Cruz do Sul não resistiu ao forte calor das últimas semanas na região e começou a se esfarelar ainda durante os treinos. Por consenso, a largada da corrida, prevista para meio-dia deste sábado (26/11), foi antecipada para as sete horas da manhã para que a corrida acontecesse sob temperaturas mais amenas. A prova teve várias intervenções de safety car devido a acidentes e foi necessário um período de mais de 30 minutos de bandeira amarela, já na última hora, para limpar a pista dos detritos de asfalto. Um outro acidente, este ocorrido 28 minutos após a largada entre o BMW de Leonardo Sanchez/Átila Abreu e o Mercedes-Benz de Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson, levou à paralisação da corrida com bandeira vermelha para resgate dos pilotos e reparo da barreira de proteção. Ninguém se feriu.

Marcel Visconde: “Foi um dia especial para a história da nossa equipe: um dia totalmente da Porsche, com vitórias nas classes GT3 e GT4. Estão todos de parabéns. Por causa do asfalto, a corrida teve alguns acidentes, felizmente sem causar ferimentos em ninguém. Para nós, foi uma corrida muito boa, consistente e sem problemas. O carro tinha um ritmo muito bom aqui em Santa Cruz do Sul. Foi uma jornada muito diferente, com largada às sete da manhã, mas foi a solução encontrada para corrermos com uma temperatura mais amena.”

Ricardo Mauricio: “Vencemos a primeira do ano. Estávamos batendo na trave e hoje conseguimos. Estou muito feliz pela equipe, que fez um trabalho incrível, e conseguimos bons pontos para o campeonato!”

Marçal Müller: “Estávamos merecendo uma vitória há algumas corridas e fico feliz que desta vez tenha dado tudo certo. Coroou o excelente trabalho da Stuttgart Motorsport. Pela primeira vez neste ano, não aconteceu nada de errado para nós! Fizemos quatro stints muito bons com os três pilotos e imprimimos um ritmo muito forte. Seguimos vivos no campeonato e vamos para a última etapa focando em vitórias na rodada dupla.”

Jacques Quartiero: “Foi uma corrida complicada, especialmente se você saía do trilho e entrava na ‘farofa’ de asfalto. Vi um acidente acontecer na minha frente por causa disso. A equipe fez uma estratégia excelente e no último stint nosso carro tinha uma boa diferença sobre o Mercedes segundo colocado. Nas últimas duas voltas, o Mercedes encostou e eu fui me defendendo. Estava tão concentrado que nem sabia que era a última volta, só soube quando vi a bandeirada! Estou muito feliz, foi legal ver a alegria da equipe toda. A sensação de vencer é muito boa. Quero mais!”

Danilo Dirani: “Valeu, foi animal! Fizemos a pole, mas foi uma corrida difícil, com as condições de pista mudando volta a volta pelas condições do asfalto. Era meio traiçoeiro ser rápido e ser cometer erros. O safety car conta muito no endurante. Fomos ajudados, mas prejudicados também. No final, valeram muito os stints do Jacques que mandou bem demais. Ele vem numa super evolução prova a prova, foi fera! E os meus, consecutivos, foram muito técnicos em relação à Mercedes, foi no mano a mano com o Renan Guerra! Nosso Porsche e a equipe Stuttgart Motorsport mandaram bem demais. Parabéns ao Jacques pela primeira vitória no automobilismo! Estou feliz por ele.”

Luiz Landi: “Larguei em terceiro e ficamos os quatro primeiros andando juntos, muito rápidos. Estava em disputa de posição com o BMW, creio que ele perdeu a freada e a roda dianteira direita dele tocou na traseira esquerda do meu carro. Ele foi imediatamente para o box e eu completei o stint com o carro desalinhado. No pit, a equipe trabalhou muito bem. Depois dos cinco minutos para reabastecer e trocar pneus, a equipe precisou de mais dois minutos e 38 segundos para realinhar o carro. E ele voltou muito bom, muito rápido! Um trabalho impressionante, de tirar o chapéu. O Tom fez o último stint e ficou entre o Jacques e o Pisani até a última volta. Uma corrida emocionante.”

Tom Filho: “O toque no primeiro stint, com o Luizito guiando, foi uma infelicidade. Aproveitamos o primeiro pit stop para realinhar o carro, que estava saindo muito de traseira. Perdemos voltas e fizemos uma prova de recuperação. Andamos no ritmo dos ponteiros o tempo todo, muito constantes. No finalzinho, havia uma disputa muito acirrada entre o Jacques e o Pisani. Fiquei umas quatro voltas entre os dois, escoltando o Jacques. Na última volta, o Pisani perdeu a freada e acabou batendo em mim. Foi uma disputa limpa. Aí deu desespero porque o carro desalinhou de novo e eu não conseguia chegar nele. Assisti de camarote a disputa entre o Jacques e o Pisani e foi emocionante ver a realização de um amigo tão de perto!”

A decisão do Endurance Brasil 2022 acontecerá em Interlagos com uma rodada dupla: uma corrida de três horas de duração no dia 16 de dezembro (sexta-feira) e outra de quatro horas no dia seguinte.

Resultado das 4 Horas de Santa Cruz do Sul

Categoria GT3

1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)

2) 27-Adalberto Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT4)

3) 9-Xandinho Negrão/Pedro Gomes (Mercedes-Benz AMG GT4)

4) 8-Guilherme Figueiroa/Júlio Campos (Mercedes-Benz AMG GT4)

5) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT4)

Categoria GT4

1) 21- Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)

2) 31-Renan Guerra/Leandro Ferrari/Marco Pisani (Mercedes-Benz AMG GT4)

3) 718-Luiz Landi/Tom Filho (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)

4) 64-Henry Visconde/Lucas Foresti/Vitor Foresti (BMW M2 CS)

5) 22-Cássio Homem de Mello/André Moraes Jr./Flavio Abrunhoza (Ford Mustang)

 

 

Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre o Porsche Club Brasil

Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, determinados eventos contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.

Entre em contato

Unidades

São Paulo - SP (Matriz)
Endereço Endereço

Av. Doutor Cardoso de Melo, 1507 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04548-005

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(11) 5644-6700

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

São Paulo - SP (Service | Body & Paint)
Endereço Endereço

Av. Nações Unidas, 16427 - São Paulo - SP, 04730-090

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(11) 5645-6900

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Campinas - SP
Endereço Endereço

Av. José de Souza Campos, 116 - Cambuí, Campinas - SP, 13092-123

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(19) 2122-9900

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Ribeirão Preto - SP
Endereço Endereço

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1.586 - Jd. Botânico, Ribeirão Preto - SP, 14021-630

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(16) 3516-8300

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Rio de Janeiro - RJ
Endereço Endereço

Av. das Américas, 10585 - Loja A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-082

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(21) 2495-5959

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Curitiba - PR
Endereço Endereço

Rua Desembargador Westphalen, 1783 - Centro, Curitiba - PR, 80230-100

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(41) 3333-3113

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Florianópolis - SC
Endereço Endereço

Av. Marinheiro Max Schramm, 3091 - Jardim Atlântico, Florianópolis - SC, 88095-001

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(48) 2107-4070

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Porto Alegre - RS
Endereço Endereço

Av. Sertório, 1815 - Navegantes, Porto Alegre - RS, 91020-001

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(51) 3083-6100

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Recife - PE
Endereço Endereço

Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2423 - Imbiribeira, Recife - PE, 51150-001

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(81) 3312-0950

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. Doutor Cardoso de Melo, 1507 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04548-005

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(11) 5644-6700

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. Nações Unidas, 16427 - São Paulo - SP, 04730-090

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(11) 5645-6900

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. José de Souza Campos, 116 - Cambuí, Campinas - SP, 13092-123

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(19) 2122-9900

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1.586 - Jd. Botânico, Ribeirão Preto - SP, 14021-630

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(16) 3516-8300

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. das Américas, 10585 - Loja A, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-082

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(21) 2495-5959

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Rua Desembargador Westphalen, 1783 - Centro, Curitiba - PR, 80230-100

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(41) 3333-3113

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. Marinheiro Max Schramm, 3091 - Jardim Atlântico, Florianópolis - SC, 88095-001

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(48) 2107-4070

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. Sertório, 1815 - Navegantes, Porto Alegre - RS, 91020-001

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(51) 3083-6100

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Endereço

Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2423 - Imbiribeira, Recife - PE, 51150-001

Tour Virtual Como Chegar
Telefone Telefone

(81) 3312-0950

Horário de Funcionamento (Showroom)

Segunda a sexta: 09h às 19h
Sábado: 09h às 14h

Horário de Funcionamento (Centro Técnico)

Segunda a sexta: 08h às 18h
Sábado: 08h às 12h

Siga a Stuttgart Porsche

EXEC_TRACK_OK