Integrado por Ricardo Maurício, Marcel Visconde e Marçal Müller, o trio da Stuttgart defende a liderança da divisão GT3 do Campeonato Brasileiro de Endurance na rodada dupla deste final de semana em Goiânia. Além da ameaça dos adversários, que não pretendem ver os rivais ampliando a vantagem na ponta da tabela, outro inimigo perigoso nas corridas desta sexta e do sábado, ambas com três horas de duração, é o forte calor que castiga grande parte do país e deve provocar a quebra de recorde de temperatura em vários estados. A prova de sexta-feira tem início marcado para as 9 horas, enquanto a largada no sábado está prevista para as 14 horas.
Maurício lembra que a rodada dupla terá um formato diferente. Ao invés de duas corridas de quatro horas, serão duas de três. “Será uma outra dinâmica, com provas mais curtas. Vamos torcer para acertar na estratégia. A de sexta não será com tanto calor, já que começa às 9 horas e só deveremos sofrer um pouco mais no finalzinho. Já a de sábado será mais complicada, com largada às 14 horas, no pico da temperatura. Mesmo às 5 da tarde ainda estará muito quente, como sentimos no treino que fizemos lá na quarta-feira”, avisa.
O time da Stuttgart comanda a tabela da GT3 com 360 pontos, contra 340 da dupla Cacá Bueno-Ricardo Baptista. Na GT4 quem ocupa a liderança é Tom Filho, que dividirá o cockpit do Porsche Cayman GT4 Clubsport em Goiânia com Luís Landi e Marçal Müller. Tom soma 415 pontos, cinco a mais que Jacques Quartiero e Danilo Dirani, que se revezarão ao volante do outro Porsche Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart.
A temperatura máxima prevista para esta quinta-feira em Goiânia era de 35 graus, um a menos que a da sexta e dois que a esperada para o sábado ao longo da quarta e quinta etapas. Piloto experiente, Maurício sabe muito bem o que aguardar da passagem da Endurance pela região Centro-Oeste. “Os carros vão sofrer bastante, principalmente os dois turbos da categoria”, antecipa, apontando uma vantagem teórica do seu Porsche 911 GT3 R de motor aspirado. “Goiânia não costuma ser uma pista que nos favoreça nas classificações. Somos mais fortes nas corridas. Para nós, quanto mais quente talvez seja melhor, porque o Porsche normalmente sofre menos desgaste de equipamento e pneus. Mas não dá para ter certeza de como será o fim de semana”, ressalva.
A onda de calor atípica para esta época do ano levou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a emitir um alerta laranja, que indica a possibilidade de “perigo”. Antecede ao vermelho, que significa a previsão de “grande perigo”. Entre as recomendações das autoridades para combater os efeitos do alerta amarelo estão evitar exercícios físicos durante o período mais quente do dia (entre 11 e 17 horas), sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, além de umidificar o ambiente.
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Siga a Stuttgart Porsche