Fim de semana de Porsche em Interlagos tem mais de cem carros na pista e nos boxes

24-06-2019

Dois dias de sol e temperatura amena. Um clima perfeito para os participantes aproveitarem ao máximo o 63º Porsche Driving School, organizado pelo Porsche Club Brasil no último fim de semana (22 e 23 de junho) no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A movimentação foi intensa na pista e nos lounges: mais de cem carros foram inscritos.

Os eventos de pista do Porsche Club Brasil visam proporcionar aos proprietários de carros da marca oportunidades de usá-los em ambiente seguro e controlado, aproveitando todos os atributos de desempenho que consagraram os modelos da Porsche. Em Interlagos, os participantes foram atendidos por cinco pilotos instrutores: Maurizio Sala, Marcelo Maiolli, Rodrigo Hanashiro, Beto Gresse e Alan Hellmeister, todos profissionais com longa experiência no automobilismo. A presença dos instrutores é especialmente importante para os iniciantes, alguns dos quais pouco familiarizados com os procedimentos em um autódromo.

Divididos em turmas (de acordo com os níveis de experiência e de pilotagem), os proprietários de Porsche tiveram três sessões de treinos livres no sábado e duas no domingo. Nos dois dias, a programação foi encerrada com a prova Flying Lap (três voltas para cada concorrente, com classificação final definida pelo melhor tempo de volta) e a Porsche Parade (em que todos os carros da marca fazem um “passeio” de duas voltas na pista, em ritmo moderado e determinado por um carro madrinha). Os três primeiros colocados de cada categoria da Flying Lap receberam troféus.

As equipes inscritas na Porsche Club Cup participaram também de uma competição diferente: a Porsche Tire Change. O objetivo era simular a troca dos quatro pneus de um Porsche Macan, seguindo regras pré-determinadas, no menor tempo possível. A vencedora foi a Eagles Team, líder na tabela de pontuação, com o tempo de 4min21s. Vieram a seguir as equipes Hipermod, Pôneis Malditos, T-GT e Aquila Racing.

Os lounges e o pátio externo estiveram tão movimentados quanto a pista, devido à presença dos amigos e familiares dos participantes. As crianças puderam fazer suas próprias competições em uma pista de autorama – os carrinhos, naturalmente, tinham bolhas imitando Porsche. A Stuttgart promoveu test drives com modelos 911, Cayenne, Macan e Panamera. Quem chegava era “recepcionado” por dois modelos muito diferentes em exposição: um superesportivo 911 GT2 RS e um clássico 356 SC. Dentro do lounge, foram mostrados mais três carros: um 718 Boxster, um 911 Carrera S e um Macan.

O 63º Porsche Driving School teve patrocínio de Stuttgart Porsche, Pirelli, Banco Safra, Marsh Seguros e BSS Blindagens.

Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, os eventos de pista contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.