Potência
Aceleração de 0 a 100 km/h.
Velocidade Máxima
Consumo combinado em l/100km
Emissões CO² em g/km
244 kW (330 CV) às 5.400 - 6.400 rpm
5,5 s (5,3 s com o Pacote Sport Chrono)
262 km/h
7.7
175
Há alguns anos, os sedãs tornaram-se o centro das atenções. Grandes, ultrapassados e espaçosos. De repente, parecia um regresso ao passado. Mas algo aconteceu na estrada algo bastante rápido e dinâmico: a presença de um automóvel esportivo. Um esportivo com 4 lugares, uma silhueta inconfundível e com características que só se encontravam num Porsche.
O Panamera. Um veículo que mudou tudo. Acima de tudo, os condutores de sedãs. O espírito esportivo tanto na vida pessoal como profissional encontrou um automóvel à sua altura. A coragem da performance foi recompensada.
Agora, a mudança continua. Segue em frente. Algo continua a acontecer na estrada. Para os condutores com perfil mais esportivo e para os passageiros que os acompanham os nossos engenheiros e designers construíram o próximo Panamera. Com a coragem de uma nova geração.
Com a idéia do Panamera, os nossos engenheiros mostraram coragem. Questionando sempre tudo e descobrindo coisas novas. Conciliando aparentes contradições: performance e conforto, dinâmica e eficiência, trabalho e família. E mantendo-se fiéis às nossas raízes, por exemplo, com a ignição à esquerda e o conta-giros ao centro. Em suma: com o típico ADN de um Porsche. O resultado? Individualidade. À maneira da Porsche.
O novo Porsche InnoDrive e outros sistemas de assistência inovadores tornam a direção não só mais segura, eficiente e descontraída, como também ainda mais emocionante. Ao estilo típico da Porsche.
Mais dinâmico do que nunca, graças ao Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), ao Porsche 4D-Chassis Control, à suspensão pneumática com 3 câmaras e pela primeira vez no Panamera ao eixo traseiro direcional.
E como um Porsche segue sempre rumo ao futuro, os novos modelos Panamera estão totalmente ligados digitalmente em rede através do Porsche Connect.
O novo Panamera. A coragem de mudar.
Porsche Connect ainda não disponível no Brasil.
Será que uma berlina desportiva tem que realmente parecer-se a uma berlina? Ou talvez possa ser mais atlética? Com uma linha de tejadilho descendente e pronunciada, que revela contornos esguios e harmoniosos normalmente associados a um coupé de dois lugares?
As linhas e as proporções dos novos modelos Panamera são mais Porsche do que nunca. Transições curvas claras, músculos poderosos e uma silhueta afilada de um automóvel desportivo enfatizam a precisão do seu design.
A distância entre eixos cresceu três centímetros em relação ao seu antecessor a projecção mais curta à frente e mais larga atrás conferem-lhe uma atraente dinâmica visual. O perfil lateral proeminentemente esculpido revela a silhueta e a leveza típica de um Porsche.
Uma das características mais impactantes da secção dianteira: faróis principais em LED com luzes diurnas de quatro pontos que, no Panamera Turbo, incluem Porsche Dynamic Light System (PDLS).
Uma característica de todos os modelos Panamera: a faixa de luzes traseira e os farolins traseiros em LED de design estreito e tridimensional, com luzes de travagem de quatro pontos. O aileron traseiro extensível integrado na carroçaria reduz as forças ascendentes sobre o eixo traseiro a velocidades elevadas.
O interior foi totalmente redesenhado, mas continua a ser tipicamente Porsche: o console central é inclinado para a frente. O apoio de braço é plano e largo. O conta-giros analógico encontra-se no centro do painel de instrumentos.
A lógica de utilização também é nova: Porsche Advanced Cockpit. O console central com Direct Touch Control dispõe de uma superfície em imitação de vidro com teclas sensíveis ao toque, para um acesso direto às funções mais importantes. Ao centro: a alavanca seletora compacta. O painel integra uma tela tátil de alta resolução de 12. Em combinação com o climatizador automático de 4 zonas opcional, os passageiros traseiros também têm uma tela tátil ao seu dispor. De ambos os lados do conta-giros, foram instaladas telas de alta resolução que indicam instrumentos virtuais, mapas e outras informações.
O que se destaca acima de tudo é o espaço e o conforto. Coisa rara num automóvel esportivo. Mas imprescindível no novo Panamera.
Os novíssimos motores V6 biturbo do Panamera 4S e V8 biturbo do Panamera Turbo são mais compactos e mais leves do que os modelos anteriores e estão equipados com VarioCam Plus. Os seus 2 turbocompressores estão agora instalados entre os bancos de cilindros. Dessa forma, o fluxo de gases de escape chega mais rapidamente ao compressor para uma capacidade de resposta mais rápida.
O motor V8 biturbo do Panamera Turbo possui turbocompressores twin-scroll. Isso permite que os fluxos de gases de escape sejam conduzidos separadamente à roda da turbina para uma alternância de carga otimizada. O resultado: um binário elevado a baixos regimes de rotação.
Quem está no topo tem que permanecer. Aqui está a prova: o Panamera Turbo S E-Hybrid. O híbrido de alto desempenho revela o seu potencial com um potente motor V8 biturbo de 4,0 litros e uma máquina elétrica, que comunicam uma mensagem clara: Performance.
Um motor mais potente só faz sentido se soubermos o que fazer com ele. De preferência, com rapidez e eficiência. Por isso, os novos modelos Panamera estão equipados com uma nova transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) de 8 velocidades, que transforma a enorme potência dos motores numa aceleração digna de um automóvel desportivo.
As 6 primeiras velocidades destinam-se à condução desportiva, sendo a velocidade máxima atingida na 6.ª velocidade. A 7.ª e a 8.ª velocidades são de escalonamento longo e garantem rotações baixas, mesmo a velocidades elevadas para viagens longas eficientes e confortáveis. As passagens de caixa precisas ocorrem em milésimos de segundo, sem interrupção percetível da transmissão de potência, tal como se espera de um automóvel desportivo.
Todos os modelos Panamera estão equipados com Porsche Traction Management (PTM) uma tração integral ativa com acoplamento de lamelas de comando eletrónico por campo característico, que otimiza a distribuição da força em todas as situações de condução. Para uma excelente tração em retas longas, em curvas apertadas e em pisos com diferentes coeficientes de fricção.
O acoplamento de lamelas regula a força de tração entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro. As condições de rodagem são permanentemente monitorizadas. Desse modo, é possível reagir às diferentes situações de condução. Por exemplo, os sensores controlam a rotação das 4 rodas, a aceleração longitudinal e transversal do veículo e também o ângulo da direção. Se as rodas traseiras derraparem na aceleração, uma intervenção mais intensa do acoplamento de lamelas canaliza mais força de tração para o eixo dianteiro.
Não importa se viaja no banco do condutor ou como passageiro nos bancos da frente ou de trás: num Porsche, a condução deve transmitir a sensação de desporto, não de simples transporte. De conforto, não de aconchego.
O chassis dos novos modelos Panamera estabelece a ponte perfeita entre caráter desportivo e conforto e otimiza-a graças a tecnologias de chassis aperfeiçoadas, disponíveis a título opcional. Por exemplo, a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de 3 câmaras e mais 60% de volume de ar do que o modelo anterior, o novo Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e o eixo traseiro direcional. Igualmente novo é o controlador de chassis integrado Porsche 4D-Chassis Control, que analisa, a nível central, a situação de condução nas 3 dimensões espaciais por exemplo, movimentos de oscilação e inclinação da carroçaria e rotação do volante e utiliza esses dados para calcular as condições de rodagem ideais e sincronizar todos os sistemas de chassis em tempo real: a 4.ª dimensão. Para uma performance geral otimizada. E para o máximo equilíbrio entre caráter desportivo e conforto.
Pela primeira vez nos modelos Panamera: o eixo traseiro direcional, disponível como opção. Este aumenta tanto a performance como a versatilidade no dia a dia.
A velocidades reduzidas, o sistema vira as rodas traseiras no sentido contrário ao das rodas dianteiras, o que provoca uma redução virtual da distância entre eixos. O diâmetro de viragem torna-se menor, a agilidade aumenta e o estacionamento é nitidamente facilitado.
A velocidades elevadas, o sistema vira as rodas traseiras no mesmo sentido que as rodas dianteiras. Este aumento virtual da distância entre eixos aumenta a estabilidade.
O eixo traseiro direcional torna claro que estabilidade e agilidade, performance e versatilidade não são opostos. O resultado: maior manobrabilidade e segurança de condução no dia a dia e um claro aumento da máxima performance de condução.
O PASM consiste num controlo eletrónico da suspensão. Este sistema permite ajustar de forma ativa e contínua a força de amortecimento em cada roda, de acordo com o estado do piso e o estilo de condução. Para assegurar movimentos mínimos da carroçaria e, consequentemente, mais conforto nos 4 lugares.
Pode optar por 3 modos de condução: Normal, SPORT e SPORT PLUS. Os sensores registam os movimentos da carroçaria, por exemplo, em caso de aceleração forte, travagem, condução rápida nas curvas ou em piso irregular. Com base nesses dados, o Porsche 4D-Chassis Control calcula as condições atuais de rodagem e regula a força de amortecimento em função do modo selecionado. Com um resultado notório: mais estabilidade de condução, mais conforto e mais performance.
O novo Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) é um sistema de estabilização ativa das oscilações da carroçaria, especialmente orientado para uma condução desportiva. Este regista as mais ligeiras oscilações laterais do veículo em curva e ajuda a reduzi-las. Além disso, reduz as trepidações do veículo em pisos irregulares.
Outra novidade são os estabilizadores eletromecânicos ativos. Têm uma capacidade de resposta muito mais rápida e uma afinação desportiva. O resultado: performance acrescida.
Em combinação com o novo PDCC Sport, o PTV aumenta a dinâmica e a estabilidade. Em função do ângulo e da velocidade da direção, da posição do pedal do acelerador, do ângulo do volante e da velocidade, o sistema melhora o comportamento e a precisão da direção mediante travagens seletivas na roda traseira esquerda ou direita. A velocidades elevadas e ao acelerar à saída das curvas, o bloqueio transversal eletrónico do eixo traseiro com distribuição do binário totalmente variável garante o reforço da estabilidade de condução e da tração.
O resultado geral: excelente estabilização dinâmica transversal do veículo e redução das oscilações da carroçaria. Excelente tração. Excelente agilidade a qualquer velocidade um comportamento excelente ao entrar nas curvas e alternâncias de carga equilibradas. Para ainda mais prazer de condução nas curvas.
Nós crescemos com os nossos desafios. O mesmo se aplica às jantes do novo Panamera. Os pneus estão mais largos e a superfície de contacto foi aumentada para mais performance na aceleração e na travagem. A partir de agora, são disponibilizadas, a título opcional, jantes até 21 e com diferentes designs. Para uma presença marcante. Os modelos Panamera estão equipados de série com jantes de 19, sendo que o Panamera Turbo equipa jantes de 20. O material? Naturalmente, liga leve. O design? Desportivo e clássico. A título opcional, encontram-se disponíveis outras jantes de 19, 20 e 21.
Com o modo SPORT, poderá optar entre um comportamento mais confortável ou mais desportivo. O sistema eletrónico de gestão do motor torna o motor mais agressivo. A dinâmica do motor torna-se mais direta. No modo SPORT, a transmissão PDK seleciona mais tarde uma velocidade superior e mais cedo uma velocidade inferior. O Porsche Active Suspension Management (PASM) e os sistemas opcionais Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e eixo traseiro direcional são colocados no modo SPORT. Para um amortecimento mais desportivo e um comportamento mais rigoroso ao entrar nas curvas. Logo, para um comportamento em curva ainda mais ágil.
Adrenalina com o premir de um botão: o Pacote Sport Chrono permite uma afinação ainda mais desportiva do chassis, do motor e da transmissão. Inclui um cronómetro digital e analógico, o indicador da aceleração longitudinal e transversal no painel de instrumentos e um indicador de performance para os tempos por volta no Porsche Communication Management (PCM).
O seletor de modos com botão SPORT Response no volante inspirado no 918 Spyder é uma novidade. Este permite-lhe optar entre 4 modos de condução: Normal, SPORT, SPORT PLUS e personalizado, com o qual poderá adaptar ainda mais o veículo ao seu próprio estilo de condução.
No modo SPORT, o novo Panamera desde logo com uma dinâmica acrescida e um comportamento mais direto. No modo SPORT PLUS, o motor é ainda mais agressivo. É ajustada uma regulação mais dura para o limitador de rotações. O Porsche Active Suspension Management (PASM) e o Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) ficam prontos para um amortecimento mais rígido e um comportamento mais rigoroso ao entrar nas curvas. A suspensão pneumática adaptativa desce para o nível baixo e muda para uma flexibilidade de mola mais firme. O eixo traseiro direcional torna-se ainda mais ágil. Uma função adicional: Launch Control. Para uma aceleração otimizada no arranque.
O cronómetro no tablier indica o tempo medido ou, em alternativa, a hora atual. Para a visualização, armazenamento e avaliação dos tempos por volta, bem como de outros percursos, o Porsche Communication Management (PCM) passou a incluir um indicador de performance.
SPORT Response
Através do botão na parte central do seletor de modos, o motor e a caixa de velocidades são preparados para um rápido desenvolvimento de potência por exemplo, para ultrapassagens.
Ou seja: máxima capacidade de resposta durante cerca de 20 segundos.
PSM Sport
Em combinação com o Pacote Sport Chrono, o Porsche Stability Management (PSM) é alargado a um modo SPORT adicional. Este permite uma condução notoriamente mais desportiva, enquanto o PSM permanece ativo em segundo plano. Para uma experiência de condução mais intensa.
Há 60 anos que trabalhamos para nos tornarmos mais rápidos. Mesmo na desaceleração. Por conseguinte, os novos modelos Panamera dispõem de pinças de alumínio de tipo monobloco com 6 êmbolos à frente e com 4 êmbolos atrás. Os discos dos travões são ventilados e perfurados. Para um melhor desempenho dos travões mesmo em situações extremas e para uma dissipação do calor mais eficaz. As pinças dos travões de uma só peça são fechadas, o que garante uma maior resistência à deformação e um peso mais baixo. O curso do pedal é reduzido, o ponto de contacto é preciso e a distância de travagem é extremamente curta.
Com provas dadas na competição automóvel: o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), está disponível como opção. Nos novos modelos Panamera, os discos dos travões de cerâmica perfurados do PCCB têm agora um diâmetro de 420 mm à frente e 390 mm atrás para uma eficiência de travagem acrescida. O PCCB dispõe de pinças de alumínio de tipo monobloco em Amarelo com 10 êmbolos no eixo dianteiro e de pinças de alumínio de tipo monobloco com 4 êmbolos no eixo traseiro. Estas garantem uma elevada e, sobretudo, constante pressão de travagem durante a desaceleração. As características do sistema proporcionam uma distância de travagem curta, especialmente em situações de sobrecarga dos travões. Além disso, o sistema reforça a segurança de travagem a alta velocidade, graças à elevada resistência ao sobreaquecimento do PCCB. Outra vantagem do sistema de travões em cerâmica reside no peso extremamente baixo dos discos: estes são cerca de 50% mais leves do que os discos de fundição cinzenta com o mesmo tipo de construção. Resultado: uma melhor aderência à estrada, bem como um aumento do conforto de condução, especialmente em pisos irregulares. Para uma maior agilidade e uma melhor manobrabilidade.
Com provas dadas na competição automóvel: o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), está disponível como opção. Nos novos modelos Panamera, os discos dos travões de cerâmica perfurados do PCCB têm agora um diâmetro de 420 mm à frente e 390 mm atrás para uma eficiência de travagem acrescida. O PCCB dispõe de pinças de alumínio de tipo monobloco em Amarelo com 10 êmbolos no eixo dianteiro e de pinças de alumínio de tipo monobloco com 4 êmbolos no eixo traseiro. Estas garantem uma elevada e, sobretudo, constante pressão de travagem durante a desaceleração. As características do sistema proporcionam uma distância de travagem curta, especialmente em situações de sobrecarga dos travões. Além disso, o sistema reforça a segurança de travagem a alta velocidade, graças à elevada resistência ao sobreaquecimento do PCCB. Outra vantagem do sistema de travões em cerâmica reside no peso extremamente baixo dos discos: estes são cerca de 50% mais leves do que os discos de fundição cinzenta com o mesmo tipo de construção. Resultado: uma melhor aderência à estrada, bem como um aumento do conforto de condução, especialmente em pisos irregulares. Para uma maior agilidade e uma melhor manobrabilidade.
Os faróis em LED com tecnologia Matrix permitem ver ainda mais longe. Os faróis Matrix desativam seletivamente determinados segmentos do feixe luminoso permanente dos máximos. 84 LED acionados individualmente adaptam os faróis à situação, desativando-os ou reduzindo a intensidade. Os condutores que circulam à sua frente ou na retaguarda não são encandeados, apesar de a área circundante permanecer totalmente iluminada. Para otimizar a visibilidade, não só é seletivamente reduzido o encandeamento dos veículos que circulam em sentido contrário, como também é iluminada a área escura do lado direito, de modo a guiar melhor o olhar do condutor. A diminuição parcial da iluminação de sinais de trânsito com reflexos muito fortes evita o encandeamento do condutor. Os faróis em LED Matrix com PDLS Plus: claros, homogéneos, seguros.
Para além das funções do sistema PDLS, o PDLS Plus abrange, pela primeira vez, uma luz de curva eletrónica e uma luz de cruzamento baseada nos dados da navegação. Quando se aproxima de um cruzamento ou entroncamento, a função de luz de cruzamento ativa as luzes de curva esquerda ou direita, tornando o feixe luminoso mais largo e mais curto. Para uma melhor iluminação da área circundante.
Ao conduzir durante a noite, o assistente de visão noturna fornece ao condutor informações que vão para além do alcance dos faróis. Uma câmara de infravermelhos deteta peões ou animais de grande porte antes de serem iluminados pelo veículo. O condutor é informado através de uma imagem térmica no painel de instrumentos: o ser vivo detetado é identificado a amarelo. Caso se encontre à frente do veículo e a uma distância crítica, é identificado a vermelho e é emitido um aviso sonoro. Em combinação com o PDLS Plus, os faróis piscam três vezes, através de uma função de luz de sinalização, caso haja peões na berma ou na faixa de rodagem, de modo a chamar a atenção do condutor para a sua presença.
Numa época marcada pelas alterações climáticas a nível mundial, qualquer construtor de automóveis se interroga sobre a resposta a dar. A nossa é: elevada performance com elevada eficiência.
A depuração dos gases de escape
Os veículos da Porsche demonstram que até mesmo os automóveis desportivos potentes podem atingir valores de consumo e emissões moderados na respetiva categoria. Por um lado, isto é alcançado através da utilização eficiente do combustível, com tecnologias eficientes como a função Auto Start-Stop, o sistema de gestão térmica, o sistema de recuperação de energia elétrica, o controlo adaptativo dos cilindros e a função Velejar. Por outro lado, os catalisadores com duas sondas Lambda asseguram uma depuração dos gases de escape eficiente.
Consumo e reciclagem
A construção de peso reduzido inteligente já é habitual na Porsche. Manifesta-se pela elevada percentagem de alumínio, magnésio, plástico e chapas de aço de alta resistência. Todos os materiais são criteriosamente selecionados, sendo também utilizadas essencialmente tintas ecológicas à base de água. Todos os materiais de construção de peso reduzido são facilmente recicláveis. Todos os componentes em plástico são assinalados para reciclagem.
Ou seja: atualmente, o Panamera pode ser reaproveitado em aproximadamente 95%.
O combustível
Todos os modelos da Porsche e, consequentemente também os modelos Panamera, já estão preparados para a utilização de combustível com um teor máximo de 10% de etanol, por exemplo, E10. O uso de etanol traduz-se numa melhoria do equilíbrio de CO2, uma vez que o biocombustível é produzido à base de plantas que absorvem CO2 da atmosfera.
As superfícies de vidro escurecido do novo teto panorâmico criam no interior dos modelos Panamera uma atmosfera especialmente clara e agradável. A abertura e a inclinação do duplo teto panorâmico são acionadas eletricamente a partir dos lugares da frente.
Desportivo para uma volta em circuito fechado. Confortável para uma viagem longa a quatro. Não é uma questão de escolha única. É um Panamera. A sua ergonomia apurada está orientada para o condutor e para a performance sem descurar o bem-estar dos passageiros.
Alguns exemplos: a consola central com inclinação para a frente assegura uma distância curta entre o volante e a alavanca seletora. Nova lógica de utilização e visualização: Porsche Advanced Cockpit com consola central redesenhada em imitação de vidro e teclas sensíveis ao toque organizadas por grupos lógicos. Ecrã tátil de alta resolução de 12. Painel de instrumentos com conta-rotações analógico ao centro, ladeado por 2 ecrãs de alta resolução. Volante desportivo multifunções.
E mais? Você decide: outras versões de bancos, interior em pele ou bicolor? Madeiras nobres, alumínio ou carbono? Mais desportivo? Mais luxuoso? Ambos? Com as diversas opções de personalização, os seus desejos praticamente não têm limites.
A iluminação ambiente com luz interior para a parte traseira
A título opcional, está disponível a iluminação ambiente com luz interior para a parte traseira: uma iluminação indireta do habitáculo que aumenta o conforto. Há 7 cores à sua escolha e a intensidade da luz é ajustável.
Cinema de luxo na fila de trás: o novo Porsche Rear Seat Entertainment foi especialmente desenvolvido para o elevado nível de exigência de um Porsche e oferece um sistema de Infotainment totalmente integrado e ligado em rede para as suas viagens. Ambos os sistemas são amovíveis, podendo ser utilizados comodamente dentro e fora do veículo.
O Porsche Rear Seat Entertainment liga-se ao Porsche Communication Management (PCM) via WLAN e permite também aceder ao rádio, a conteúdos multimédia, à navegação e a funções específicas do seu Panamera. Graças a 2 ecrãs táteis individuais de 10 nos encostos dos bancos dianteiros, à memória interna de 32 GB, ao leitor de cartões micro SD, à interface micro USB e às tecnologias Bluetooth® e NFC (Near Field Communication), tem várias possibilidades de entretenimento ao seu dispor. Através da ligação ao router WLAN do módulo Connect Plus, terá ainda acesso à Internet e, desse modo, a cerca de um milhão de aplicações e jogos, filmes e músicas, audiolivros, livros digitais e aplicações do Office, disponíveis na GOOGLE® Play Store.
Para uma experiência sonora ilimitada, tem ao seu dispor os altifalantes integrados, o sistema de som do veículo ou os auriculares Bluetooth® sem fios.
O analógico ao encontro do digital: o novo painel de instrumentos dos modelos Panamera relembra a história da Porsche na competição automóvel simultaneamente, não podia ser mais moderno.
Localizado ao centro e na linha de visão direta do condutor, o conta-rotações analógico tem um visual clássico com agulha. De cada um dos lados do conta-rotações, encontra-se agora um ecrã de alta resolução. Conforme necessário, pode utilizar os ecrãs para visualizar diversas informações, tais como a navegação ou o assistente de visão noturna.
Também à esquerda do conta-rotações, encontrará o velocímetro, em cuja parte central são indicados, por exemplo, os dados do sistema de controlo da velocidade de cruzeiro. No ecrã exterior do lado esquerdo, pode optar por visualizar a indicação de limite de velocidade, a deteção de sinais de trânsito ou a temperatura exterior.
Do lado direito, as possibilidades são ainda mais diversificadas. O ecrã interior mostra as indicações do computador de bordo, do nível de combustível ou da autonomia restante. No ecrã exterior do lado direito verá a indicação da hora. Além disso, tem a possibilidade de visualizar os mapas do sistema de navegação.
Os bancos dianteiros
Os bancos dianteiros são confortáveis e proporcionam um apoio excelente em condução mais dinâmica nas curvas, sem limitar os movimentos. A altura dos bancos, a inclinação dos assentos e encostos e a posição longitudinal são reguladas eletricamente.
Os bancos Comfort
O Panamera Turbo está equipado com bancos Comfort à frente (regulação elétrica, 14 posições) com Pacote Memory. Além disso, possuem ajuste em profundidade dos assentos e do apoio lombar em 4 posições para o condutor e o passageiro. Para além da posição dos bancos, a função de memória grava a posição da coluna de direção, dos retrovisores exteriores e outras configurações individuais.
Os bancos desportivos adaptativos
Os bancos desportivos adaptativos (regulação elétrica, 18 posições) com Pacote Memory, disponíveis a título opcional, proporcionam um apoio lateral acrescido graças aos flancos elevados do assento e do encosto. São ajustáveis eletricamente, garantindo o conforto em viagens longas e um apoio lateral preciso nas curvas.
Os bancos traseiros
A sua característica principal reside no facto de serem 2 bancos individuais. Com espaço de sobra para as pernas e para a cabeça e um excelente apoio lateral em condução dinâmica nas curvas, sem renunciar ao conforto. A título opcional, encontram-se disponíveis bancos Comfort para a parte traseira de todos os modelos Panamera, com regulação elétrica da inclinação dos encostos, da profundidade dos assentos e dos apoios lombares. A que acresce em função do equipamento a possibilidade de regular o banco do passageiro a partir da parte traseira. Em conjugação com os bancos desportivos adaptativos à frente, são fornecidos bancos desportivos também atrás, com flancos aumentados.
O aquecimento e a ventilação dos bancos
Os bancos dianteiros dos novos modelos Panamera são aquecidos. No Panamera Turbo, esta função estende-se também aos bancos traseiros. O assento e o encosto são agradavelmente aquecidos. A ventilação dos bancos, disponível como opção, funciona como ventilação ativa da parte central perfurada e do encosto, assegurando uma temperatura agradável, mesmo em dias muito quentes.
A função de massagem
A título opcional, os bancos Comfort são disponibilizados com função de massagem à frente e atrás. Cada encosto possui 10 almofadas de ar que massajam a musculatura das costas. Estão disponíveis 5 programas com 5 níveis de intensidade. Para um conforto acrescido, sobretudo em viagens longas.
Bem-vindo à sua zona de climatização pessoal. O climatizador automático de 4 zonas possui regulação individual da temperatura para o condutor e o passageiro e regulação individual dos dois lugares traseiros. O climatizador automático de 4 zonas inclui um ecrã tátil adicional na parte traseira. Em função do equipamento, este oferece, para além da climatização, outras funções de conforto e entretenimento.
Um filtro de carvão ativo retém partículas, pólen e odores e filtra as poeiras finas do ar, impedindo que cheguem ao habitáculo.
A função de ionização opcional é nova. Esta melhora a qualidade do ar em circulação. Para isso, o ar do climatizador automático é conduzido através de um ionizador antes de chegar ao interior do veículo. A quantidade de vírus, bactérias e esporos é reduzida, o ar do habitáculo é refrescado e o ambiente torna-se mais agradável.
O sistema de som Surround da BOSE® dispõe de 14 canais amplificadores. A potência total: 710 watts. 14 altifalantes com um subwoofer passivo de 160 watts garantem uma acústica equilibrada e fiel ao original. A tecnologia de compensação de ruído AudioPilot® Noise Compensation Technology mede constantemente todos os ruídos no habitáculo e adapta automaticamente a reprodução musical, de forma a manter uma qualidade sonora constante e genuína. Em todas as situações de condução. Em tempo real. Para que se deixe fascinar pelo som a 360º em qualquer um dos 4 lugares.
Sala de concertos com 4 lugares ideais? Panamera. O sistema de som 3D High-End Surround da Burmester® orquestra o som como numa das melhores salas de concertos do mundo. A audição dos ocupantes estende-se a toda a largura do palco, com uma nítida perceção da distribuição dos instrumentos no espaço.
Faça-se silêncio para 1.455 watts de potência total, 21 altifalantes independentes com subwoofer ativo com amplificador de 400 watts de classe D, sistema central de duas vias e mais de 2.500 cm 2 de área de membrana total. Para uma reprodução de agudos inconfundível pela precisão, clareza e ausência de distorções, são utilizados tweeters de fita. Todos os altifalantes foram ajustados com exatidão entre si e proporcionam um nível máximo de graves, resolução e impulsos precisos. O resultado é uma acústica natural e diversificada, mesmo com volumes elevados. Especialmente impressionante é a nova experiência sonora 3D, criada através dos altifalantes integrados nos pilares do tejadilho e de um algoritmo 3D específico.
Um sistema ao mais alto nível, até na aparência. Os rebordos dos altifalantes iluminam-se a branco ou em combinação com a iluminação ambiente opcional há 7 cores à escolha. Som e design sem compromissos.
O PCM como base do Porsche Connect - é a unidade de controle central para áudio, navegação e comunicação. A nova geração com navegação online, preparação para telemóvel, interface de áudio e controlo de voz, dispõe de um ecrã táctil de 12 polegadas de alta resolução, que permite controlar facilmente a maioria das funções do veículo.
O Widgets no ecrã inicial personalizável dá-lhe acesso rápido e fácil às principais funções individualmente. Também contém uma nova tela tátil adicional na parte traseira, em conjunto com o ar condicionado automático de 4 zonas opcional. Aqui, os passageiros podem, por exemplo, controlar confortavelmente a temperatura e as funções de informações e entretenimento.
Durante a viagem, pode desfrutar das diversas aplicações de informações e entretenimento e ouvir rádio ou as suas músicas favoritas em CD/DVD, cartão SD, disco rígido interno de 10 GB (Jukebox), entrada auxiliar ou porta USB, por exemplo, para o seu iPod®/iPhone®. As operações são realizadas confortavelmente, através da tela tátil de 12 polegadas, botão de pressão rotativo ou comando de voz.
Com o módulo Connect Plus, usufruirá da máxima conectividade no seu Porsche.
Dispõe de um módulo do telefone LTE com leitor de cartões SIM, que garante um excelente conforto de utilização e a qualidade de conversação ideal, bem como acesso à Internet sem fios. Poderá utilizar a Internet em terminais compatíveis com WLAN, como computadores portáteis, tablets ou smartphones se necessário, em simultâneo.
Um compartimento para smartphone na consola central transfere o sinal do seu telemóvel para a antena do veículo, de modo a poupar bateria e a otimizar a receção. Pode também ligar o seu smartphone para o carregar ou para reproduzir conteúdos multimédia.
Além disso, o módulo Connect Plus permite a utilização de diversos serviços Porsche Connect, para que aproveite ao máximo o seu dia a dia e deixe o multitasking a cargo do seu desportivo, ficando com mais tempo para conduzir o seu Porsche.
Com o Porsche Connect e o módulo Connect Plus, tem acesso a serviços úteis como, por exemplo, informações de trânsito em tempo real. Assim, saberá como chegar mais rapidamente ao seu destino antes de iniciar a viagem. Enquanto conduz, as informações de trânsito em tempo real são atualizadas em permanência, otimizando dinamicamente o seu percurso. Para uma melhor orientação em viagem ou no destino, tem ao seu dispor o GOOGLE® Street View e o GOOGLE® Earth, com indicação de imagens a 360º e de satélite na visualização de mapas do PCM.
Para além de serviços inteligentes, o Porsche Connect oferece ainda 2 aplicações para smartphone: Porsche Car Connect, por exemplo, para consulta de dados do veículo ou controlo à distância de determinadas funções do veículo através do smartphone ou do Apple Watch® . Inclui também o Porsche Vehicle Tracking System (PVTS), com função de deteção antirroubo. Este sistema permite localizar um automóvel roubado em grande parte da Europa.
A segunda é a aplicação Porsche Connect, através da qual pode enviar destinos para o seu Porsche antes de iniciar a viagem. Assim que ligar o seu smartphone ao PCM, os seus destinos são indicados no veículo, permitindo-lhe iniciar diretamente a navegação. Também poderá aceder ao calendário do seu smartphone diretamente no PCM, bem como iniciar a navegação com base em endereços memorizados. Além disso, a função de streaming de música integrada na aplicação Porsche Connect dá-lhe acesso a milhões de títulos.
Em www.porsche.com/connect obterá mais informações sobre os serviços e aplicações disponíveis.
Este sistema controla, de forma totalmente autónoma, a velocidade do seu Panamera em função da distância em relação ao veículo da frente. Para isso, sensores de radar na secção dianteira monitorizam a área à frente do seu veículo. Quando ajusta uma determinada velocidade e se aproxima de um automóvel que circula à sua frente a uma velocidade inferior, o sistema reduz a velocidade através da desaceleração ou de uma ligeira travagem, até que fique à distância previamente definida.
O seu Panamera passa a manter essa distância em relação ao veículo da frente. Caso este continue a travar, o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro também reduz a velocidade, inclusivamente até à imobilização. Caso a sua faixa de rodagem volte a ficar livre, o seu Panamera acelera até retomar a velocidade inicialmente ajustada.
Quem tem um Porsche, quer conduzir. Quanto mais desportiva, confortável, eficiente e segura for a condução, melhor. O Porsche InnoDrive eleva a assistência ao condutor a níveis nunca vistos.
O sistema estende o controlo da velocidade de cruzeiro a inovadoras funções adicionais.
Otimiza a velocidade por antecipação. Através de dados de navegação de alta resolução e informações dos sensores de radar e de vídeo, o Porsche InnoDrive deteta limites de velocidade e inclinações ou curvas no seu percurso antes de se aproximar deles, adaptando a estratégia de mudança de velocidades e a velocidade do seu Panamera. Para uma condução inteligente e um ganho notório de eficiência.
Poderá adaptar a sensibilidade da condução, premindo o botão SPORT. Conforme o modo selecionado, o sistema adota os parâmetros ideais de gestão do motor, mudança de velocidades, incluindo o modo Velejar ou a desaceleração.
Este sistema, instalado pela primeira vez no Panamera, antecipa o percurso até 3 quilómetros, otimizando o comportamento de aceleração, manutenção de velocidade constante e desaceleração, garantindo uma experiência de condução harmoniosa.
Por exemplo, o sistema deteta sinais de trânsito antes do condutor, tal como um sinal de limite de velocidade numa parte do percurso ainda não percorrida, e aciona a função Velejar para poupar combustível.
O Porsche InnoDrive representa a típica condução eficiente da Porsche para mais conforto e prazer de condução.
Assistente de engarrafamento
O Porsche InnoDrive com sistema de controlo da velocidade de cruzeiro inclui também um assistente de engarrafamento. Este apoia o condutor em situações de engarrafamento em estradas urbanas e autoestradas de boa qualidade.
O sistema mantém o veículo a uma velocidade até cerca de 60 km/h, intervindo ligeiramente no volante para que se mantenha no centro da via, regulando a distância em relação aos veículos da frente e seguindo a coluna que circula à frente dentro dos limites do sistema. O assistente de engarrafamento orienta-se pelas marcas delimitadoras da faixa de rodagem e pelos outros veículos na estrada. Para uma redução notória do desgaste do condutor e maior conforto em viagens longas.
*O Porsche InnoDrive apoia o condutor dentro dos limites do sistema. O condutor deve controlar sempre a condução e intervir em caso de dúvida. Pode desativar o sistema, acionando o pedal do travão ou do acelerador sempre que desejar.
O Porsche InnoDrive não está disponível em alguns países.
O assistente de mudança de faixa monitoriza as áreas atrás do seu veículo e nos ângulos mortos através de sensores de radar. Se mudar de faixa, o sistema alerta-o, através de um sinal ótico nos retrovisores exteriores, para a presença de veículos que se aproximam rapidamente de trás ou que se encontram no ângulo morto. Esta função pode ser ativada no PCM. Para mais conforto e segurança, sobretudo em autoestrada.
Ao efetuar curvas a baixa velocidade, o novo assistente de mudança de direção controla a zona por trás do seu veículo. Quando atravessa um cruzamento, o assistente de mudança de direção alerta o condutor, através de um sinal ótico, para a presença de objetos que se aproximam do veículo no ângulo morto.
O assistente de faixa de rodagem dispõe de uma câmara que capta as marcas delimitadoras da faixa de rodagem. O sistema diminui o desgaste do condutor, intervindo no volante de modo a manter o veículo dentro da faixa de rodagem.
A deteção de sinais de trânsito integrada baseia-se nas imagens da câmara e nos dados de navegação para identificar limites de velocidade, proibições de ultrapassagem e outras proibições indiretas, por exemplo, sinais de identificação de localidades, e indica-os no painel de instrumentos. A vantagem é que ao contrário das informações registadas na base de dados de navegação, o sistema permite também detetar limites de velocidades temporários.
Outra novidade na Porsche é o aviso de curva, que complementa a função de deteção de sinais de trânsito. Com base nos dados do sistema de navegação e na identificação de sinais de aviso de curva através da câmara, o sistema emite um aviso no ecrã do painel de instrumentos perante a aproximação de uma curva apertada, indicando o sentido da curva. Muito antes de você lá chegar.
O ParkAssist, disponível em todos os modelos Panamera, alerta o condutor, através de um sinal acústico, para a existência de obstáculos à frente e atrás do veículo. O aviso é acústico e adicionalmente visual, através da visualização esquemática do automóvel no ecrã central.
A câmara de marcha-atrás opcional facilita um estacionamento de marcha-atrás mais preciso e ajuda em manobras ou no acoplamento de reboques. Para tal contribui a imagem da câmara, bem como as linhas de orientação dinâmicas no ecrã do PCM que ilustram o percurso com a posição atual do volante.
O Surround View, disponível como opção, complementa a câmara de marcha-atrás com 3 câmaras de alta resolução adicionais na parte dianteira e nas molduras inferiores dos retrovisores exteriores. Com base nas informações fornecidas pelas 4 câmaras, o sistema gera uma perspetiva aérea virtual sobre o veículo e mostra-a no ecrã do PCM. Além disso, pode comutar entre diferentes perspetivas das câmaras, por exemplo, para uma melhor visualização em saídas estreitas.
Tudo começa com o aconselhamento. O elemento principal são os seus desejos. Cuidamos pessoalmente de cada cliente, com aconselhamento personalizado e competente. Damos respostas a todas as suas questões sobre os respectivos modelos da Porsche e as suas opções de personalização.